Por Jader Amaral
Nada desaparece até nos ensinar
o que temos de aprender.
Pena Chödrön
Você já percebeu que a maioria dos nossos desafios são os mesmos? Apenas trocam de roupa! É uma vida em círculos… para receber a mudança que muito desejamos precisamos aprender, pois todo o desafio desconstrói a vida que estamos e nos convida para um outro lugar. Pra isso, precisamos revisar a nossa base de valores e aprender! Assim, saímos do círculo e entramos e um movimento espiral, ou seja, sempre temos desafios mas o encontro acontece em outras condições.
Outras condições, significa, com outros recursos, outras visões, sentimentos e um sistema de apoio (grupo de pessoas) mais forte, maduro e refinado. Esse é o resultado da aprendizagem. A maioria das aprendizagens exige dedicação, paciência, tolerância, tempo e verdade. É um convite para abandonarmos hábitos, pensamentos e ações que não nos apoiam em direção aos nossos desejos.
Respire fundo, pare, traga a autoconexão e a calma. Passos muito importantes para termos clareza de onde estamos e para onde queremos ir. Passos que evitam entrar em um “loop de drenagem do cérebro”. A falta de respostas, o estresse do dia a dia, a autocobrança, a falta de autocuidado e a complexidade das tarefas e desafios reduzem a nossa capacidade de pensar e sentir de formas positivas. Provocam um atordoamento e caos, frustração, confusão, impaciência e uma comunicação ruim e grosseira que impactam negativamente na tomada de decisões, nas ações e principalmente nas relações.
Não existem receitas. Existem práticas que apoiam, mas precisamos respeitar o nosso ritmo e as nossas características. Quando vivemos um desafio, um problema, uma situação criamos um contexto muito íntimo da qual apenas nós acessamos, então, cuidado com os comandos “Faça isso, ou faça aquilo”; “Vamos, você consegue!”; “Vai lá e faz” e muitas outras expressões que ouvimos no dia a dia.
Experimente, seja um curioso, pratique a auto-observação, reflita e decida. Funciona pra mim? Então, vamos multiplicar essas ações! Não funciona? Então vamos aprender a dizer não e agradecer!
É fundamental aceitar o convite do desafio e seguir o caminho! Desejo uma ótima experiência nessa travessia! Vamos?
Olá,
O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.