fbpx

Consciência

Finitude... a Lâmina da Espada

Amo Desenvolvimento Humano
Escrito por Amo Desenvolvimento Humano em 18 de abril de 2020
Seguimos em conexão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

Por Jader Amaral

Tem tanta coisa que eu ainda quero fazer que se eu dormir vai me faltar tempo….e não estou falando de idade, mas sim, desse exato momento que não volta mais.

É importante ter consciência sobre a finitude pois ela traz mais clareza e discernimento para o agora. Para muitos ela pode assustar mas para outros ela vai inspirar. É o agora, esse espaço entre um ciclo de respiração e a batida do coração.

Muitas vezes estamos mais no passado e com o sofrimento ou no futuro com as ilusões e abandonamos esse raio de luz que traz a oportunidade de ação no mundo de forma mais conectada, transformadora e amorosa.

A finitude me convida para não deixar o meu dia fugir. Tem pessoas que torcem para as horas passarem e talvez não façam ideia do que estão pedindo. A finitude é como a lâmina da espada que aguarda silenciosamente uma brecha na minha consciência, uma fresta na minha ausência. Mas existe algo desafiador para trazer o benefício de ter consciência e aproveitar esse momento. Na grande parte do dia estamos operando no modo automático, ou seja, não refletimos sobre o que estamos pensando, sentindo e fazendo. As ações que iniciamos em algum dia e repetimos várias fazes são incorporadas como um hábito. Quando uma ação se torna um hábito, a nossa capacidade de reflexão é subtraída. Usamos muito pouco os recursos do nosso córtex pré-frontal que regula o funcionamento executivo, que inclui compreender, refletir , ponderar, decidir, etc… Temos hábitos mentais, emocionais e corporais.

Para apoiar no meu dia a dia tenho experimentado a prática da auto-observação (Auto-observação é atenção dirigida intencionalmente para dentro de si mesmo, para o que está acontecendo em nosso interior) ou o que chamamos de observador silencioso. Observar os meus pensamentos pois a maioria são pensamentos automáticos. Preciso observar o que sinto, pois, o sentir faz uma mobilização hormonal e altera o meu estado interno com energia, empoderamento ou fraqueza e cansaço. Fisiologicamente, em segundos estou no topo da montanha e em segundos montanha abaixo. Nossa fisiologia é muito poderosa! Existe tomada de decisões a cada segundo. A cada segundo você está em negociação com VOCÊ mesmo e isso impacta suas ações e com ações chego em Resultados. Todo esse processo pode me afastar desse tempo com mais qualidade e de decisões mais assertivas.

Tudo que acontece fora de nós, já aconteceu dentro, então, escolho trazer mais qualidade para os meus pensamentos, sentimentos e principalmente a minha ação no mundo. Pra isso acontecer com mais frequência é importante, cuidar da atenção. Faça anotações na agenda, na tela do computador, quadros, enfim, crie um ambiente que você possa enxergar o que deseja: auto-observação, metas, objetivos, para lembrar, pois como diz John Teasdale – “A atenção não é difícil. O difícil é lembrar de ser atento”. Saia do piloto automático e assuma mais as rédeas do dia a dia.

Seguimos em conexão…

Olá,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.